Noticias

Via estreia-se em bolsa, recupera na sessão e fecha acima do preço de IPO

A Via, empresa norte-americana de software para transporte público, concluiu a primeira sessão em bolsa com um ganho ligeiro face ao preço inicial da oferta pública.

Primeira sessão em Wall Street

As ações foram colocadas a 46 dólares, numa operação que angariou 492,9 milhões de dólares. No início das negociações, o título recuou para 44 dólares, mas recuperou e encerrou a pouco mais de 49 dólares, avaliando a companhia em cerca de 3,9 mil milhões de dólares.

strategia concuros

Do montante total, 328 milhões foram para a Via; os acionistas existentes venderam cerca de 164 milhões em ações.

Estratégia de crescimento e possíveis aquisições

O presidente-executivo, Daniel Ramot, afirmou que o capital obtido servirá para investir em expansão, vendas e marketing, admitindo ainda aquisições semelhantes às já realizadas: a Remix, em 2021, e a CityMapper, em 2023. Segundo o responsável, a empresa fornece atualmente a sua tecnologia de micro-transporte a 689 cidades e autoridades de trânsito.

Via estreia-se em bolsa, recupera na sessão e fecha acima do preço de IPO - Imagem do artigo original

Imagem: techcrunch.com

Desempenho financeiro

A receita da Via tem crescido cerca de 30 % ano após ano. Para 2025, a empresa projeta atingir 429 milhões de dólares em volume de negócios, com base nos resultados trimestrais anualizados. Nos primeiros seis meses de 2025, registou 205,7 milhões em receitas e um prejuízo de 37,5 milhões, valor inferior aos 50,4 milhões do período homólogo.

Ramot sublinhou que o caminho para a rentabilidade está próximo e destacou a aposta da Via em soluções para utilizadores de rendimentos baixos, pessoas com deficiência e estudantes, públicos que dependem de redes de autocarros e serviços de transporte flexível.

Botão Voltar ao topo