Novo relatório revela fosso entre alunos e professores na perceção do envolvimento em sala de aula

Um estudo nacional conduzido pela Discovery Education indica que o envolvimento dos estudantes continua a ser visto como decisivo para o sucesso escolar, mas mostra disparidades significativas na forma como esse envolvimento é medido e avaliado por alunos, professores e administradores.
Participantes e metodologia
O relatório «Education Insights 2025-2026: Fueling Learning Through Engagement» recolheu respostas de 1 398 superintendentes, diretores, professores, pais e estudantes de todo os Estados Unidos, inquiridos em maio de 2025. Mais de 90 % dos profissionais de educação consideram o envolvimento um indicador crítico de desempenho académico, e 99 % dos superintendentes colocam-no entre os principais preditores de sucesso.
Principais conclusões
Entre os estudantes, 92 % afirmam que aulas envolventes tornam a escola mais agradável. No entanto, a perceção de quão «envolvidos» estão os alunos diverge consoante o grupo:
• 63 % dos estudantes descrevem-se como altamente envolvidos, mas apenas 45 % dos professores e 51 % dos diretores concordam.
• Alunos do 1.º ciclo dizem sentir-se envolvidos em 70 % dos casos; no 2.º ciclo essa percentagem desce para 59 % e no secundário para 61 %. Quando avaliados pelos próprios pares, esses valores caem para 42 %, 36 % e 39 %, respetivamente.
Também não existe consenso sobre o que melhor evidencia o envolvimento. Para 72 % dos professores, fazer perguntas pertinentes é o sinal mais claro; já 54 % dos superintendentes valorizam sobretudo bons resultados em avaliações.

Imagem: smb.clemmonscourier.net
Inteligência artificial divide opiniões
Dois terços dos estudantes acreditam que a inteligência artificial pode acelerar a aprendizagem, mas o entusiasmo não é partilhado por todos. Menos de metade dos docentes utiliza atualmente ferramentas de IA para tarefas profissionais. Apenas 53 % dos professores manifestam entusiasmo quanto ao potencial da tecnologia, face a 83 % dos diretores e 94 % dos superintendentes.
Brian Shaw, diretor executivo da Discovery Education, defende que «é preciso padronizar a forma de medir o envolvimento e estabelecer a ligação direta entre esse indicador e o rendimento académico».