Noticias

Nuvens de tempestade obrigam SpaceX a adiar lançamento da Crew-11

A SpaceX interrompeu, a poucos segundos da descolagem, o lançamento da missão Crew-11, que iria transportar quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). O adiamento deveu-se a formações de tempestade sobre a plataforma do Centro Espacial Kennedy, na Florida.

Mau tempo trava descolagem a um minuto do início

A tentativa de lançamento estava marcada para as 13h06 (hora de Brasília) desta quinta-feira. A tripulação, composta pelos astronautas da NASA Zena Cardman e Michael Fincke, pelo cosmonauta russo Oleg Platonov e pelo astronauta japonês Kimiya Yui, já se encontrava dentro da cápsula Dragon, acoplada ao foguetão Falcon 9. Quando faltava cerca de um minuto para o término da contagem decrescente, os controladores de voo da SpaceX suspenderam o processo devido às nuvens de tempestade em aproximação.

strategia concuros

Novo agendamento e relevância diplomática

A NASA indicou que a próxima oportunidade de descolagem será esta sexta-feira, mantendo o mesmo local de partida. A Crew-11 deverá cumprir uma estadia de aproximadamente seis meses na ISS, rendendo a Crew-10, cujo regresso à Terra está previsto para 6 de agosto.

O adiamento ocorre durante a visita do diretor da Roscosmos, Dmitry Bakanov, a Cabo Canaveral, onde tem agendada uma reunião com o administrador interino da NASA, Sean Duffy. Será o primeiro encontro presencial entre os líderes das agências espaciais dos Estados Unidos e da Rússia desde 2018, num contexto em que a cooperação na ISS se mantém apesar das tensões geopolíticas.

Botão Voltar ao topo