Nebius valoriza 41% após garantir contrato de 17,4 mil milhões com a Microsoft

A Nebius viu as suas ações subirem 41 % para 90,3 dólares na terça-feira, depois de ter anunciado um acordo de 17,4 mil milhões de dólares para fornecer infraestruturas de inteligência artificial à Microsoft durante cinco anos. O valor do contrato poderá atingir 19,4 mil milhões se a procura da tecnológica aumentar.
Procura crescente por centros de dados de alto desempenho
O entendimento realça a necessidade global de capacidade de computação dedicada a IA generativa. A Microsoft tem sinalizado escassez de infraestrutura e procurado parceiros externos para responder às necessidades dos seus clientes. A empresa já mantém um contrato semelhante com a CoreWeave, que também presta serviços à OpenAI.
Analistas consideram que o negócio oferece previsibilidade de receitas à Nebius e reduz o risco associado aos seus planos de expansão. Segundo Hamed Khorsand, da BWS Financial, a visibilidade a longo prazo facilita novos projetos «greenfield» e pode atrair outros hiperescaladores e laboratórios de IA.
Novo centro de dados nos Estados Unidos arranca este ano
Sediada em Amesterdão, a Nebius foi criada a partir da cisão de ativos da Yandex. A empresa fornecerá à Microsoft infraestrutura de GPU dedicada a partir de um novo centro de dados em Vineland, Nova Jérsia, cujo arranque está previsto para o final de 2024.
O negócio principal da Nebius assenta em serviços de nuvem de IA «full-stack» baseados em tecnologia Nvidia, disponibilizando a programadores ferramentas de hardware e software para criação e execução de modelos. Desde o início do ano, o preço das suas ações mais do que duplicou, tendência reforçada pelo anúncio do contrato com a Microsoft.
A mesma notícia impulsionou também os títulos da concorrente CoreWeave, que avançaram 8,1 % na sessão.