Inscrições para Prova Nacional Docente fecham hoje às 23h59

Termina às 23h59 desta sexta-feira, 25 de julho, o prazo para inscrição na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). O registo é efectuado exclusivamente no Sistema PND, onde também podem ser submetidos pedidos de atendimento especializado e uso de nome social.
Quem pode participar e quanto custa
Estudantes de cursos de licenciatura que concluam a formação em 2025 e estejam inscritos no Enade beneficiam de isenção automática da taxa. Todos os restantes candidatos pagam 85 reais, mediante Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no acto de inscrição. O pagamento pode ser efectuado até 31 de julho em bancos, lotarias ou aplicações de internet banking. Se necessário, a GRU pode ser reimpressa no portal com autenticação Gov.br.
Adesão de estados e municípios
Embora não constitua concurso público, a PND permite que estados e municípios adoptem a nota obtida como fase de selecção para vagas no ensino básico a partir de 2026. De acordo com o Ministério da Educação, 80 % dos estados e 1 508 municípios já aderiram ao exame, circunstância que tem levado a prova a ser apelidada de “CNU dos Professores”.
Data da prova e áreas avaliadas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a prova a 26 de Outubro. O exame incide sobre a componente teórica do Enade e abrange 17 áreas de conhecimento, incluindo artes visuais, matemática, pedagogia, física, química, línguas (português, inglês e espanhol), educação física, música e ciências sociais, entre outras.

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br
Objectivos da iniciativa
Criada no âmbito do programa Mais Professores para o Brasil, a PND pretende reforçar a qualidade da formação docente, incentivar a realização de concursos e aumentar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino. Segundo o Ministério da Educação, a política poderá beneficiar 2,3 milhões de docentes em todo o país.