IA ajuda 9 em cada 10 jovens a reduzir o stress durante avaliações, revela estudo

A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) está a tornar-se um apoio relevante para estudantes do ensino secundário e superior. Um inquérito da plataforma Emy Education conclui que 90% dos jovens recorreram a soluções de IA para diminuir o stress em períodos de provas, exames ou entregas de projetos.
Principais conclusões
Nos últimos seis meses, 96% dos mais de 500 participantes utilizaram IA para aprender algo novo. Questionados sobre o papel ideal desta tecnologia na aprendizagem, 86,8% defenderam que deve funcionar como ferramenta de suporte com respostas imediatas. As expectativas seguintes passam por contar com um mentor personalizado e por automatizar tarefas repetitivas.
Receios identificados
Apesar da adoção expressiva, 60% dos inquiridos referiram receio de receber informações incorrectas ou distorcidas, enquanto 35% apontaram a falta de contexto e de personalização como principal obstáculo ao uso continuado.
Metodologia e perfil dos inquiridos
O estudo decorreu entre março e agosto e envolveu jovens entre 16 e 24 anos. No ensino secundário, a maioria frequenta escolas públicas; já no ensino superior, quase 85% estudam em instituições privadas. Quanto ao rendimento familiar, 32% pertencem a agregados com menos de 3.500 reais mensais, 31,4% situam-se até aos 8.000 reais e apenas 1,6% ultrapassam os 25 mil reais.

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br
Segundo José Messias Jr., fundador da Emy Education, os resultados indicam que os nativos digitais integram a IA no estudo sem dispensar professores ou outros recursos tradicionais, mostrando uma convivência complementar entre tecnologias e métodos educativos convencionais.