Noticias

EUA e China fecham acordo preliminar para manter o TikTok operativo

15 de setembro de 2025 – Estados Unidos e China chegaram a um acordo-quadro sobre o futuro do TikTok, avançou a CNBC, citando o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Entendimento alcançado em Madrid

De acordo com Bessent, “os termos comerciais estão definidos” entre as duas partes, apesar de se tratar de um processo conduzido por entidades privadas. A declaração foi feita à margem de um encontro bilateral em Madrid, onde delegações dos dois países discutiram política económica.

strategia concuros

Prazos e contexto político

O anúncio surge a dois dias do quarto prazo fixado para a eventual proibição da aplicação nos EUA, marcado para 17 de setembro. Pouco depois da revelação do acordo, o presidente norte-americano, Donald Trump, escreveu na plataforma Truth Social que “um acordo para a aplicação de vídeos curtos foi alcançado” e adiantou que falará com o presidente chinês, Xi Jinping, na sexta-feira.

Em junho, Trump indicou ter identificado um consórcio de compradores para o serviço. Entretanto, uma nota da Reuters publicada esta segunda-feira referia que Washington estava preparado para avançar com o bloqueio caso Pequim não recuasse em exigências relacionadas com tarifas e limitações tecnológicas.

EUA e China fecham acordo preliminar para manter o TikTok operativo - Imagem do artigo original

Imagem: Getty via techcrunch.com

Histórico de proibições e medidas executivas

O TikTok foi formalmente banido nos Estados Unidos a 19 de janeiro de 2025, após a entrada em vigor de uma lei assinada pelo então presidente Joe Biden. Desde que assumiu funções, Donald Trump emitiu várias ordens executivas que permitiram a continuidade da aplicação no país enquanto se negociava uma solução definitiva.

Os detalhes completos do acordo agora alcançado ainda não foram divulgados por nenhuma das partes.

Botão Voltar ao topo