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Estudo revela divergências sobre como medir o envolvimento dos alunos nos EUA

Um relatório da Discovery Education indica que professores, diretores e responsáveis distritais discordam sobre a forma de definir e avaliar o envolvimento dos estudantes do ensino básico e secundário nos Estados Unidos.

Inquérito abrangeu 1 398 participantes

O estudo “Education Insights 2025-2026: Fueling Learning Through Engagement” recolheu, em maio de 2025, a opinião de 1 398 superintendentes, diretores, professores, pais e alunos. Entre os educadores, 93 % consideram o envolvimento um indicador essencial de sucesso académico; entre os superintendentes, o valor sobe para 99 %. Do lado dos estudantes, 92 % referem que aulas envolventes tornam a escola mais agradável.

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Critérios de avaliação não são consensuais

A maior parte dos docentes (72 %) vê “colocar questões pertinentes” como sinal máximo de participação, enquanto 54 % dos superintendentes apontam “desempenho em avaliações” como principal prova de envolvimento, quase o dobro da percentagem verificada entre os professores.

Sistemas de medição geram perceções distintas

Quase todos os superintendentes (99 %) e 88 % dos diretores afirmam que os respetivos distritos têm um método deliberado para medir o envolvimento; apenas 60 % dos professores confirmam essa existência. Cerca de um terço dos docentes assinala a falta de uma definição clara e partilhada como principal obstáculo à medição eficaz.

Alunos dizem estar mais envolvidos do que os colegas

Quando questionados sobre o nível de participação global, 63 % dos alunos consideram que a maioria está altamente envolvida, um índice que baixa para 51 % entre diretores e para 45 % entre professores. Individualmente, 70 % dos alunos do primeiro ciclo sentem-se empenhados, mas só 42 % reconhecem igual empenho nos colegas; no segundo ciclo, a relação é de 59 % contra 36 %, e no secundário de 61 % contra 39 %.

Inteligência artificial deixa docentes mais cautelosos

Dois terços dos estudantes acreditam que a inteligência artificial pode acelerar a aprendizagem, mas menos de metade dos professores a utiliza nas suas tarefas. Apenas 53 % dos docentes manifestam entusiasmo pelo potencial da IA, face a 83 % dos diretores e 94 % dos superintendentes.

A Discovery Education adianta que irá desenvolver iniciativas para uniformizar a definição e a avaliação do envolvimento estudantil, procurando relacioná-las de forma mais direta com os resultados académicos.

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