Departamento de Educação dos EUA pede contributos para reformular instituto de estatísticas

O Departamento de Educação dos Estados Unidos iniciou um processo de consulta pública para redefinir o futuro do Institute of Education Sciences (IES), organismo responsável pela produção de estatísticas e investigação na área do ensino.
Consulta aberta até 15 de outubro
Em 25 de setembro, a tutela publicou no Federal Register um aviso a solicitar comentários da população até 15 de outubro. O objetivo é tornar a investigação “mais relevante para a aprendizagem dos estudantes” e recolher dados de forma mais eficiente. O anúncio surge após, nos primeiros meses da presidência de Donald Trump, o departamento ter sido alvo de cortes profundos: cerca de 90 % dos funcionários do IES foram dispensados e mais de uma centena de contratos federais foram cancelados.
Sinais de recuo nos cortes iniciais
Apesar do plano da Casa Branca de encerrar o departamento — decisão que carece de aprovação no Congresso —, a porta-voz Madi Biedermann garantiu que a administração pretende manter uma função federal na produção de evidência científica em educação. Em maio, foi contratada temporariamente Amber Northern, investigadora do think tank conservador Thomas B. Fordham Institute, para apresentar propostas de reforma.
Contratos e equipas em retoma gradual
Documentos judiciais revelam que 20 dos 101 contratos anulados deverão ser reativados, incluindo dez Laboratórios Regionais de Educação que apoiam escolas e estados no uso de dados. No início de setembro, foram ainda abertos oito concursos para integrar a equipa que gere o National Assessment of Educational Progress, conhecido como “Nations Report Card”.

Imagem: ww2.kqed.org
Capacidade operacional limitada
O efetivo do IES continua reduzido e a publicação de estatísticas tem sofrido atrasos. Investigadores indicam que não são emitidas novas bolsas desde março, uma vez que o contrato para revisão por pares foi rescindido. O pessoal remanescente foca-se nos pagamentos de estudos plurianuais já em curso.
Projetos externos acompanham desenvolvimentos
Perante a incerteza, Rob Olsen (Universidade George Washington) e Betsy Wolf (Universidade Johns Hopkins e ex-funcionária do IES) lançaram uma iniciativa para monitorizar cancelamentos e manter um registo público de resultados de investigação.
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