Autoridade italiana investiga Meta por pré-instalar IA no WhatsApp

A Autoridade da Concorrência italiana abriu, na quarta-feira, 30, uma investigação à Meta por suspeita de violação das regras europeias de competição devido à integração do seu serviço de inteligência artificial no WhatsApp.
Regulador aponta possível abuso de posição dominante
Segundo o organismo, a Meta ocupa uma posição dominante no mercado de aplicações de comunicação para consumidores. Em março de 2025, a empresa decidiu pré-instalar o serviço Meta AI no aplicativo WhatsApp, medida que, de acordo com o regulador, poderá configurar a imposição de um produto adicional aos utilizadores.
A autoridade refere que a combinação do robô conversacional com a plataforma de mensagens pode direcionar os utilizadores para o novo serviço “não através de uma concorrência baseada no mérito”, dificultando a entrada ou permanência de concorrentes no mercado emergente de inteligência artificial.
Cooperação com a Comissão Europeia
O processo está a ser conduzido em coordenação com os serviços competentes da Comissão Europeia para apurar eventuais infrações à legislação da União Europeia em matéria de concorrência.

Imagem: uol.com.br
Não foram, para já, anunciados prazos para a conclusão da investigação nem eventuais sanções que poderão ser aplicadas caso se confirmem as alegações.