Inep abre inscrições para professores colaborarem no Encceja até 5 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou o processo de recrutamento de professores para o Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As candidaturas decorrem entre 22 de setembro e 5 de novembro, exclusivamente no Sistema BNI.
Quem pode candidatar-se
O edital estabelece que apenas docentes concursados, activos ou inactivos, de escolas básicas ou de ensino superior das redes municipal, estadual, distrital ou federal podem participar. É obrigatório possuir diploma de ensino superior e conhecimentos de informática. Estão excluídos servidores efectivos ou comissionados do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de órgãos a eles vinculados.
Documentação exigida
No acto de inscrição, o candidato deve carregar cópias frente e verso do diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso, bem como comprovativos da experiência docente, como contrato de trabalho, declaração institucional ou acto de nomeação publicado em Diário Oficial. Informação incorrecta implica desclassificação, impedimento de participar em futuras chamadas durante dois anos e eventual responsabilização judicial.
Fases de selecção e calendário
Depois da análise documental, os seleccionados serão convocados para formação obrigatória e precisam de alcançar aproveitamento mínimo. A lista final será divulgada em 11 de fevereiro de 2026. Apenas após o credenciamento os profissionais integrarão o BC-BNI.

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br
Áreas de actuação no Encceja
Os colaboradores vão elaborar e rever itens para o ensino fundamental nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redacção, História e Geografia. No ensino médio, as áreas abrangem Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física, Biologia), Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Português, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia, Sociologia).
Com esta chamada, o Inep pretende reforçar o quadro de especialistas responsáveis pela qualidade e actualização das avaliações aplicadas em todo o Brasil.