Noticias

Group14 assegura 463 milhões de dólares para ampliar produção de ânodos de silício

Group14 Technologies, empresa especializada em materiais para baterias, concluiu uma ronda de financiamento no valor de 463 milhões de dólares destinada a aumentar a capacidade de fabrico de ânodos de silício para baterias de ião-lítio.

Investimento liderado pela SK e novos passos na Coreia do Sul

O aporte foi liderado pelo fabricante de baterias SK e contou com a participação de ATL, Lightrock, Microsoft, Porsche e OMERS. Paralelamente, a empresa passou a controlar a totalidade da joint-venture que mantinha com a SK na Coreia do Sul, incluindo a fábrica BAM 3, da qual a SK detinha 75%. O número total de fábricas da Group14 permanece em três: duas nos Estados Unidos e uma na Coreia do Sul.

strategia concuros

Apesar dos sinais de abrandamento no crescimento da procura por veículos elétricos, a investigação da Precedence Research aponta para um aumento médio anual superior a 15% no mercado global de baterias de ião-lítio na próxima década, multiplicando-o por cinco. O novo financiamento pretende posicionar a Group14 para responder a essa evolução.

Tecnologia aumenta densidade energética até 50%

O silício é visto como sucessor do grafite nos ânodos, graças à capacidade de armazenar até dez vezes mais eletrões. No entanto, a expansão e contração do material durante os ciclos de carga compromete a durabilidade. Para contornar o problema, a Group14 desenvolveu uma estrutura em forma de andaime com cavidades internas que acomodam o silício, evitando a fragmentação.

Group14 assegura 463 milhões de dólares para ampliar produção de ânodos de silício - Imagem do artigo original

Imagem: Getty via techcrunch.com

O composto pode ser misturado com grafite ou substituí-lo totalmente. Segundo a empresa, a solução permite elevar a densidade energética das células em até 50% e reduzir o tempo de carregamento rápido para menos de dez minutos.

Botão Voltar ao topo