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Falha em portal de concessionários permitia controlar carros à distância

Um investigador de segurança descobriu vulnerabilidades num portal utilizado por concessionários de um conceituado construtor automóvel, capazes de expor dados de clientes e possibilitar o desbloqueio remoto de viaturas.

Investigação revela vulnerabilidade crítica

Eaton Zveare, especialista em cibersegurança na empresa Harness, identificou a falha durante um projeto pessoal. O erro no sistema de autenticação permitia a criação de uma conta de administrador nacional, evitando por completo o processo de login. Com estas credenciais, seria possível aceder a mais de 1 000 concessionários nos Estados Unidos.

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O código vulnerável era carregado no navegador do utilizador ao abrir a página de início de sessão, o que possibilitava a sua alteração e a anulação das verificações de segurança. O fabricante, cujo nome não foi revelado, confirmou não existirem indícios de exploração prévia.

Dados e funções dos veículos expostos

Depois de autenticado, o acesso concedia informações pessoais e financeiras dos clientes, localização em tempo real de viaturas de cortesia ou em transporte, bem como um sistema de pesquisa que permitia identificar o proprietário apenas pelo número de identificação do veículo ou pelo nome.

A mesma conta podia ainda associar qualquer viatura a uma aplicação móvel, tornando viável o controlo à distância de funcionalidades como destrancar portas. Zveare testou a hipótese com a autorização de um amigo, demonstrando que bastava uma simples declaração de posse no portal para concluir o processo.

Falha em portal de concessionários permitia controlar carros à distância - Imagem do artigo original

Imagem: Getty via techcrunch.com

Risco de movimentação lateral e usurpação de identidades

O portal utilizava o método single sign-on, que ligava diversos sistemas internos. Uma vez dentro, o utilizador mal-intencionado podia assumir identidades de outros colaboradores, replicando o acesso a várias plataformas sem necessidade de credenciais adicionais. O investigador considerou este mecanismo «um pesadelo de segurança» comparável a falhas semelhantes detetadas anteriormente noutros fabricantes.

Correção rápida após divulgação

O construtor automóvel solucionou as vulnerabilidades cerca de uma semana depois de receber o relatório, em fevereiro de 2025. Zveare sublinhou que apenas duas falhas de API desmontaram todo o sistema e reforçou a importância de implementar processos de autenticação robustos.

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