Aurora boreal volta a iluminar 18 estados dos EUA esta noite

A atividade solar dos últimos dias deverá permitir a observação da aurora boreal em grande parte do território norte-americano na noite desta sexta-feira, 7 de agosto, prolongando-se até à madrugada de sábado.
Estados com maior probabilidade de observação
Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), a ocorrência é mais certa no Alasca, Washington, Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Minnesota e Wisconsin, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.
A agência aponta ainda boas hipóteses para áreas setentrionais do Idaho, Oregon, Wyoming, Michigan e Maine. Num terceiro nível, a aurora poderá surgir, embora de forma menos intensa, no Iowa, norte do Nebraska, Illinois, Nova Iorque, Vermont e New Hampshire. Pequenas zonas a norte do Indiana e do Ohio também podem ter visibilidade reduzida.
Origem do fenómeno e janela temporal
O espetáculo luminoso está associado a uma erupção solar de classe M registada na terça-feira, dirigida diretamente à Terra. A mesma provocou uma tempestade geomagnética que, de acordo com a NOAA, mantém a aurora ativa entre as 22h00 e as 02h00 (hora local) das próximas duas noites.

Imagem: cnet.com
Dicas de observação
A NOAA recomenda afastamento de centros urbanos para minimizar a poluição luminosa, escolha de locais elevados e orientação para norte. A proximidade da lua cheia poderá prejudicar a visibilidade nas regiões mais a sul da zona prevista.