Encontro da AFT expõe queda no envolvimento dos alunos e aponta soluções práticas

A sessão geral da conferência TEACH, promovida pela American Federation of Teachers (AFT), reuniu centenas de educadores em Washington, D.C., para debater a perda de motivação dos estudantes e apresentar respostas concretas.
Dados evidenciam declínio na participação
O secretário-tesoureiro da AFT, Fedrick Ingram, abriu o encontro sublinhando que «ensinar é um ato revolucionário». Citou um inquérito Harris Poll de 2024, realizado para a Discovery Education, segundo o qual 46 % dos docentes consideram que o envolvimento dos alunos diminuiu face a 2019. O mesmo estudo mostra que 83 % dos estudantes sentem falta de oportunidades para explorar a curiosidade na escola.
Iniciativas locais para recuperar a leitura
No Ohio, a AFT desenvolveu os módulos «Encouraging and Developing Literacy at Home» para reforçar a leitura em família. Sob a coordenação da presidente da Ohio Federation of Teachers, Melissa Cropper, e com o apoio da First Book e da Learning Lighthouse, o sindicato realizou três eventos dirigidos às famílias, culminando num Literacy Carnival para os mais novos. A vice-presidente da Greenon Federation of Teachers, Lisa Storm, desafiou outras estruturas sindicais a replicar o modelo.
Estratégias para tornar as aulas mais atraentes
O professor e autor Cornelius Minor, membro da United Federation of Teachers de Nova Iorque, relatou como adaptou o currículo depois de notar que três alunos se ausentavam repetidamente da sala de aula. Ao iniciar a lição com atividades que valorizavam competências nas quais esses estudantes se sentiam confiantes, conseguiu trazê-los de volta.
Quatro perfis de envolvimento estudantil
Para a diretora do Center for Universal Education da Brookings, Rebecca Winthrop, o engajamento distribui-se por quatro modos: passenger (esforço mínimo), achiever (foco exclusivo na nota), resister (disrupção) e explorer (autonomia criativa). Um levantamento da Brookings junto de 65 000 alunos indica que menos de 10 % atingem o nível explorer. Winthrop defendeu aulas livres de telemóveis e redes sociais para reduzir distrações.

Imagem: aft.org
Aprendizagem prática como resposta
O docente e membro da direção da New York State United Teachers David Chizzonite destacou a parceria entre a AFT e a Micron em programas STEM. Segundo o professor, os estudantes definem estruturas de equipa, cargos de liderança e assumem o controlo do processo, enquanto o professor passa a facilitador.
Os participantes concordaram que a combinação de dados robustos, envolvimento familiar e experiências práticas pode inverter a tendência de desinteresse detetada nas salas de aula norte-americanas.