Noticias

Intel separa unidade de redes e procura investidores para acelerar reestruturação

A Intel vai transformar a sua divisão de rede e comunicações numa empresa autónoma e já iniciou contactos para captar investidores externos. A decisão, comunicada esta sexta-feira, integra a estratégia do presidente-executivo Lip-Bu Tan para reduzir custos e concentrar a atividade nos negócios considerados essenciais.

Plano de reestruturação

O programa delineado por Tan prevê a alienação de ativos não nucleares, menor investimento em áreas secundárias e a redução do número de trabalhadores. Em maio, a agência Reuters avançara que a tecnológica ponderava desfazer-se das unidades de rede e de computação de borda, então agrupadas sob a sigla NEX nos relatórios financeiros.

strategia concuros

A Intel assegura que continuará como “investidor âncora” na nova empresa, repetindo o modelo seguido com a Altera. Em abril, a fabricante concordou vender uma participação maioritária no negócio de chips programáveis Altera ao fundo Silver Lake, numa transação avaliada em cerca de 8,75 mil milhões de dólares — valor próximo de metade do montante pago pela aquisição em 2015.

Impacto financeiro e próximos passos

Integrada recentemente no grupo de data center e PC, a unidade de redes deixou de reportar resultados individuais, mas os números internos indicam uma receita de 5,8 mil milhões de dólares em 2024, o equivalente a 11 % do volume total de vendas da companhia. O segmento produz chips destinados a equipamentos de telecomunicações e será agora orientado para crescimento independente, ainda com apoio estratégico da Intel.

Com esta separação, a empresa tenta mitigar os efeitos de anos de investimentos elevados e erros de execução que pressionaram as contas e dificultaram a entrada no mercado em rápida expansão da inteligência artificial. Não foram divulgados prazos para a conclusão da operação nem o montante pretendido junto de novos investidores.

Botão Voltar ao topo