OpenAI garante fornecimento massivo de chips AMD e poderá adquirir 10% da fabricante

Índices
  1. Acordo prevê fornecimento de chips e participação acionista
  2. Calendário de implementação
  3. Impacto financeiro previsto
  4. Contexto competitivo

A Advanced Micro Devices (AMD) assinou um acordo plurianual com a OpenAI que inclui o fornecimento de centenas de milhares de chips de inteligência artificial e a possibilidade de a criadora do ChatGPT adquirir até 10 % do capital da tecnológica norte-americana.

Acordo prevê fornecimento de chips e participação acionista

O entendimento concede à OpenAI uma garantia para comprar até 160 milhões de ações da AMD por 0,01 dólar cada, em várias fases condicionadas a metas de entrega de hardware e a patamares específicos de valorização das ações — o último fixado em 600 dólares por título. Caso todas as tranches sejam exercidas, a OpenAI poderá deter cerca de 10 % dos 1,62 mil milhões de títulos atualmente em circulação.

strategia concuros

Calendário de implementação

A AMD iniciará o fornecimento da próxima geração de aceleradores MI450 na segunda metade de 2026. O plano global cobre capacidade computacional equivalente a 6 GW, dos quais 1 GW será instalado já no próximo ano numa nova infraestrutura da OpenAI baseada nos MI450. A fabricante começará a reconhecer receitas assim que estas unidades forem expedidas.

Impacto financeiro previsto

Executivos da AMD estimam que o contrato possa gerar “dezenas de milhares de milhões” de dólares por ano, projetando mais de 100 mil milhões em receita adicional ao longo de quatro anos, considerando também outros clientes que venham a adotar os mesmos chips. Para 2024, os analistas apontam uma faturação total de 32,78 mil milhões de dólares para a empresa.

OpenAI garante fornecimento massivo de chips AMD e poderá adquirir 10% da fabricante - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Contexto competitivo

A parceria coloca a AMD como alternativa aos sistemas da Nvidia, atualmente dominantes no mercado de IA. Paralelamente, a OpenAI mantém acordos com a Nvidia para até 10 GW de capacidade e desenvolve um processador próprio em colaboração com a Broadcom. Segundo fonte próxima do processo, o novo compromisso com a AMD não altera os restantes planos de computação da companhia sediada em São Francisco.

Postagens Relacionadas

Go up