Escolas têm até 22 de outubro para rever dados do Censo Escolar 2025

Índices
  1. Período de retificação reaberto
  2. Dados publicados no Diário Oficial
  3. Próximas etapas do levantamento
  4. Importância do Censo Escolar

Os relatórios preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2025 já estão disponíveis para conferência. Gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal podem validar ou corrigir as informações diretamente no Sistema Educacenso até 22 de outubro.

Período de retificação reaberto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu a plataforma no dia 23 de setembro, permitindo a inclusão, alteração ou exclusão de dados enviados na primeira etapa de recolha, concluída a 31 de julho. A funcionalidade de encerramento do sistema possibilita a emissão do recibo de entrega, garantindo a conformidade das declarações.

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Dados publicados no Diário Oficial

A Portaria n.º 650/2025, publicada a 23 de setembro pelo Ministério da Educação, apresentou os resultados preliminares, organizados por unidade federativa e município. Entre as informações divulgadas constam números de estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais em sala de aula, abrangendo:

Ensino regular (educação infantil, 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário);
Educação especial em escolas e classes dedicadas;
Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Educação profissional e tecnológica, incluindo cursos técnicos e de qualificação.

Próximas etapas do levantamento

O cronograma oficial prevê a consolidação das matrículas iniciais de 2025 em dezembro. A segunda fase, destinada ao movimento e rendimento escolar dos estudantes, decorrerá entre 2 de fevereiro e 13 de março de 2026. O relatório final do Censo Escolar 2025 será divulgado a 12 de maio de 2026.

Importância do Censo Escolar

Realizado anualmente, o levantamento é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas e serve de base para a distribuição de recursos federais, planeamento de políticas educacionais e monitorização das metas do Plano Nacional de Educação.

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